terça-feira, 4 de março de 2014

Livros: Por que não amá-los?

Acho que todos somos como livros. Conteúdo complicado para uns, simples para outros. Somos livros de diversas formas e tamanhos. Com diversas cores e palavras e imagens e tudo o que temos direito! Por que não? Livros são maravilhosos. São como um portal. Vá para Nárnia, vá para Westeros e por que não Hogwarts? Podemos ir pra qualquer lugar. Podemos ser qualquer um. Homem, mulher, negro, branco, gay, hétero. Podemos ter o mundo em nossas mãos.

É engraçado (e até um pouco vergonhoso) pensar que eu costuma encher a boca para falar que "livros são tediosos". Como eu podia? As pessoas dizem isso pra mim, e não posso evitar sentir pena por elas. Pena, sim. Porque livros dão vida. O que eu sempre digo pra essas pessoas é que é tudo uma questão de livro certo, na hora certa. Comigo foi assim.

Eis uma pequena história: Uma garota entra numa livraria e decide levar um livro qualquer só porque era grande o suficiente para se considerar respeitável. Ela queria dar uma de culta. Ela queria dizer pros amigos "Está vendo este livro? Ele tem trezentas e tantas páginas, e advinha? Eu o li inteirinho". E então ela levou o livro pra casa e, o que posso dizer? Foi amor.

Não posso deixar de me perguntar: e se ela tivesse levado outro livro pra casa? Um livro em que a história não a tivesse tocado? E se ela simplesmente não estive a fim de ler? É desesperador. Porque, o que seria da vida desta garota se ela não tivesse se encantado tanto com as palavras? Não gosto nem de pensar nisso, porque a garota obviamente sou eu e minha vida seria bem tosca sem os meus bebês para me entreter em dias cinzas.

Se você, caro leitor, não é fã de livros, é uma pena, porque você está perdendo tanta, mais tanta coisa! Porém, é o seu direito não ser adepto a leitura. É seu direito achar que eu estou sendo ignorante ao ter pena de você. Mas acredite quando digo que meu mundo se clareou com as palavras. Talvez seu mundo já seja claro o suficiente pra você, mas prometa-me que um dia - amanhã, ou daqui quinze anos - você dará uma chance a este novo mundo. Talvez você já tenha tentado, mas não achou o livro certo. O livro que irá abrir seus horizontes e te levar pra lugares encantadores. Para mundos infinitos. Para o infinito e além! Portando, por favor, por favooor prometa-me que irá tentar.
E se você, caro leitor, é apaixonado pelos livros assim como eu, adoraria saber como este amor começou. Conte-me! Adoraria te ouvir. De verdade verdadeira. Nada melhor que uma bela história de amor.

E é isso. A conclusão é que os dias se tornam mais coloridos e divertidos quando se tem uma bela cama na qual se acomodar e um bom livro para se ler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário