quarta-feira, 5 de março de 2014

Templos Budistas e Xintoístas - Japão

Já fui duas vezes ao Japão. Uma em 2007 e outra no ano passado. O que dizer? É um país maravilhoso. As pessoas são bem educadas (e bota bem nisso!) e o atendimento é de primeira. A cultura é muito rica, e é legal ir para um país onde o catolicismo não é tão forte. O Budismo e o Xintoísmo reinam quase que absolutos. Há inúmeros templos budistas e xintoístas por lá. Vou fazer um breve resumo sobre ambas as religiões:

Xintoísmo: É a religião mais antiga no Japão. Estimasse que seja datada de 500 a.C, no mínimo. Para os japoneses o Xintoísmo não era uma religião, mas sim algo natural e cotidiana, tanto que eles nem tinham um nome para tais crenças. Passaram a denomina-la "Xintoísmo" que vem de "Xinto - caminho para kami (deuses ou espíritos divinos)" só quando outras religiões começaram a entrar no país. Acreditavam no poder da natureza e sua divindade maior era uma deusa do sol. Para os japoneses antigos, nós humanos tínhamos uma ligação muito íntima com as divindades. Estávamos em harmonia. Eles acreditavam que os humanos eram puros e bons, e que o mal era consequente de influências externas, que acabavam por corromper nossa natureza pura. Pode-se notar o a forte presença do Xintoísmo na mitologia japonesa. É uma religião que acredita na pureza de nossas almas e vê a vida como algo extraordinário e maravilhoso. É lindo ver que apesar de todas as outras religiões que mais tarde foram implantadas no país, o xintoísmo permanece firme e forte. Os japoneses ainda mantém suas raízes.

Templo Xintoísta Itsukushima - também conhecido como "Templo Flutuante"

Templo Xintoísta Heian 

Budismo:
Chegou ao Japão no séc. VI d.C. e já era muito conhecida no mundo. O Budismo que predominou no Japão é o Budismo Mahayana. Foi a partir do séc VII d.C que os japoneses começaram a se abrir para esta nova religião, que acabou fazendo mudanças e se relacionando mais com o Xintoísmo. Apesar das diversas diferenças (o Budismo via o mundo como uma etapa de transição ou como uma fonte de sofrimento para aqueles que ainda permaneciam ligados ao mundo terrestre, o que contrastava com a visão do Xintoísmo, por exemplo) ambas as religiões eram otimistas com relação à nossa natureza. O Budismo acreditava que éramos dotados de uma capacidade imensa de absorver conhecimento e sabedoria. Acreditava-se que a sabedoria nos livraria do apego ao mundo material, ao mundo terrestre e que assim, o mundo passaria a ter um significado novo e positivo. Portanto, vê-se que o Budismo e o Xintoísmo são complementares. Dizem, por maneiras diferentes, uma mesma verdade fundamental, e isso ganhou a aprovação de boa parte da nação japonesa.

Templo Budista Asakusa Kannon

Templo Budista Todaiji
Templo Budista Todaiji - Acima, o maior Buda de bronze do mundo
Este templo Todaiji fica em Nara, e é um lugar muito divertido - sim, eu disse divertido. Há vários veados pela propriedade e podemos dar biscoitos a eles! É incrível. Eu falaria mais sobre isso, mas é muita coisa. Estou pensando em fazer um post para falar exclusivamente disso. Quem sabe?

Espero que tenha sido clara quanto ao Xintoísmo e ao Budismo, e em como eles são semelhantes de maneiras bem diferentes. São religiões bonitas que acreditam na pureza da natureza humana. É algo lindo em que se acreditar, não? Para mais informações sobre ambas clique aqui. (:



4 comentários:

  1. Nossa que Post interessante, eu só conhecia o Budismo o Xintoísmo conhecia de uma forma, digamos que...... beem mais ou menos, uma das minhas metas é um dia conhecer o Japão (Simplismente amo a cultura, principalmente a comida/animes e um pouco da religião haha), mas primeiro pretendo ir na Coréia do Sul (Pq eu amo K-pop então ficar um pouco mais perto e ir no show dos meus ídolos seria incrivel) e depois ir para Tailândia conhecer meus amigos virtuais de lá... Voltando ao assunto foi muito interessante sua Postagem, inclusive a primeira do blog também, seja bem vinda a blogsfera viu? Espero mais postagens interessantes e ricas em cultura assim *-*

    http://nossoblogsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! Obrigadaaa! Mesmo. De coração. O Japão é liiindo! Nunca fui pra Coréia do Sul, mas quero ir um dia se possível. Você curte doramas? Aquelas novelinhas viciantes... Você começa a assistir e, bem, não tem como parar. hahaha A Tailândia parece incrível! Achei demais você ter amigos virtuais de lá.
      Obrigada por comentar - é o primeiro! o// - e eu pretendo postar mais coisas sobre o Japão. Espero que goste! (;

      Excluir
    2. Se eu curto doramas? Eu amoo! Nossa teve uma época que eu era tão viciada, que eu levava eps p assistir no laboratória da escola com os amigos, hj eu não tenho tanto tempo p assistir como via antes, masm continuo gostando muito.
      Post mais coisas sobre o Japão sim, aguardarei e a Tailândia realmente parece ser d+ haha

      Excluir
  2. Adorava visitar todos eles hehe beijinhos <3

    nanasecretportugal.blogspot.pt

    ResponderExcluir